o que é logística

Logística é o trabalho de  planejamento, organização, controle de estoque e armazenagem, transporte e distribuição de bens e serviços, desde a produção até a entrega de mercadorias e serviços.

O sistema logístico compõe-se da seguinte forma:  atendimento ao cliente, previsão da demanda,  comunicação da distribuição,  controle de inventário,  gestão de materiais, processamento de ordens,  suporte de serviço,  seleção de planta e armazém,  compras,  embalagem,  gestão de bens devolvidos,  disposição de sobras e rejeitos, transporte e tráfego, e armazenagem.

A finalidade da logística é criar um sistema para entregar os produtos ao destino final de forma rápida e organizada, reduzindo assim os custos da empresa .

Para que a finalidade da logística seja cumprida, é preciso analisar rotas de circulação, meios de transportes, locais de armazenagem (depósitos), entre outros itens que tornam-se indispensáveis, para que as mercadorias e serviços cheguem ao destino final sem problema algum.

A logística é divide-se em atividades principais e  secundárias;

Principais: Transportes, Manutenção de Estoques e Processamento de Pedidos.

Secundárias: Armazenagem, Manuseio de materiais, Embalagem, Suprimentos, Planejamento e Sistema de informação.

Portanto, pode-se dizer que a logística é a área da gestão responsável para a execução de todas as atividades de uma empresa, independente o porte da mesma.